Disfunções da ATM (articulação temporomandibular)

As disfunções da articulação temporomandibular (ATM) afetam a articulação da boca que conecta a cabeça, causando dor e dificuldade para abrir e fechar a boca, além de dificuldades para mastigar, mudanças na forma de encaixe dos dentes e estalos na mandíbula. É uma condição desconfortável e debilitante.

Essas disfunções podem impactar a alimentação, a fala e até causar dores de cabeça, pescoço e rosto, além de sintomas como: tontura, vertigem, zumbido, sensação de ouvido tampado, dor no ouvido e sensibilidade nos dentes. A dificuldade em realizar atividades simples pode afetar negativamente a qualidade de vida.

A fisioterapia é fundamental no tratamento das disfunções da ATM, oferecendo uma abordagem não invasiva para aliviar a dor e melhorar a função da boca. O tratamento pode envolver técnicas de terapia manual para mobilizar a articulação, exercícios específicos para alongar e fortalecer a musculatura que envolve toda a região da coluna, pescoço, ombros e tronco, além da boca. O fisioterapeuta também pode oferecer orientações sobre postura e hábitos saudáveis para evitar a exacerbação dos sintomas.

A educação do paciente é uma parte essencial do tratamento fisioterapêutico, onde serão ensinadas técnicas de relaxamento para reduzir o estresse, exercícios domiciliares para manter a função muscular e articular, e estratégias para evitar comportamentos que sobrecarreguem a articulação da boca. Dessa maneira, a fisioterapia não apenas alivia os sintomas, mas também ajuda a prevenir as recorrências, promovendo uma melhor qualidade de vida para os pacientes com disfunções da ATM.

Um tratamento adequado pode melhorar significativamente seu bem-estar. Experimente marcar uma avaliação para encontrar alívio. É possível viver com menos dor e ter mais qualidade de vida!